segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vamos melhorar a angústia e as dores no pescoço, diminuir a TPM e respirar melhor?




Hoje vamos falar um pouco sobre a respiração abdominal.



A idéia é inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Sente-se ou deite-se num lugar confortável. Faça a respiração por uns 3 minutos. Não se exceda muito para evitar a hiperventilação. Muito oxigênio pode te deixar com tontura. Faça a respiração 3 vezes ao dia. Manhã , tarde e noite.

Quando você inspirar sinta a sua barriga estufar. No começo é mais difícil pois você vai perceber que quando você fica desatenta a tendência é contrair os músculos do pescoço, o que chamamos de musculatura apical, lembra-se?

Pois bem. Coloque um pequeno peso na sua barriga. Pode ser um livro, por exemplo. Isto ajudará a aumentar propriocepção da barriga e você lembrará que deve subi-la no momento da inspiração.

Quando você expirar, isto é, jogar o ar para fora, murche a barriga.

Então vejamos: Na inspiração o livro sobre. Na expiração o livro desce.

Fácil, não?

Agora vamos entender que estas atividades não são para você aumentar o controle da respiração. É melhor falar em aumentar ou qualificar sua consciência da respiração. Pode ser feito pelos homens também.

Vamos agora acrescentar mais alguns ingredientes nesta respiração. Quando você já tiver praticado a respiração abdominal podemos melhorar ainda mais o movimento. Faça o seguinte. Vamos fazer o que chamamos de respiração abdominal 4X4X4X4 (quatro por quatro por quatro por quatro)

Inspire em quatro tempos; segure o ar por quatro tempos; solte o ar em quatro tempos e inspire por quatro tempos (conte até quatro cada vez). Lembre-se: Inspirar sempre pelo nariz e expirar pela boca. Siga estas dicas e você notará:

*Maior consciência da vida, do ar que você respira, do seu pulmão!
*Dimunição da ansiedade.
*Relaxamento da musculatura do pescoço.
*Diminuição das dores do pescoço.
*Menos frustração, mais alegria e menos angústia.
*Melhoria do sono.
*Equilíbrio geral.
*Diminuição dos resfriados.
*Diminuição das cãimbras.




















Semana que vem vamos acrescentar mais alguns detalhes nesta respiração.

Até lá.
Dúvidas?
Escreva para

mauricitadeu@yahoo.com.br

Abraços fraternos

Um comentário:

  1. ISSO E MUITO BOM PARA QUEM ESTA ANGUSTIADO
    OBRIGADA

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