terça-feira, 15 de junho de 2010

O meridiano do Pulmão. O primeiro e o último sopros.


APLICAÇÕES DE TÉCNICAS COMPLEMENTARES.
por Maurici TF Santos, 2010

RESPIRAÇÃO: Reeducação respiratória, higiene brônquica, diminuição do estresse e ansiedade.

A respiração está relacionada à função do Pulmão que tem como meridiano acoplado o Intestino Grosso (Eles mantém uma relação muito próxima. O Meridiano do Intestino Grosso é predominantemente Yang). Por esta razão, disfunções pulmonares podem causar alterações como "intestino preso" ou "prisão de ventre".
Esta situação é problemática pois as toxinas acabam ficando em nosso organismo mais do que deveriam. As consequências são piores para os que ingerem muita carne vermelha.
Em geral as fezes ficam secas e por isso não conseguimos ir ao banheiro como seria ideal, ou seja, duas vezes ao dia.
A recomendação é que respiremos da forma mais adequada possível, mastiguemos bem os alimentos, usemos alimentos de preferência integrais, com alto teor de fibras, evitemos tomar água, principalmente gelada, durante as refeições e evitemos falar muito durante o almoço e jantar e tenhamos um sentimento de gratidão pelo alimento. Nestes momentos é importante também não tocar em assuntos desagradáveis como fatos estressantes, brigas, discussões e doenças, por exemplo. Procure desligar seu celular e desligar-se da vida agitada do trabalho e da cidade.

É interessante manter calma e um semblante tranquilo, abrindo a receptividade para os alimentos que irão constituir nossa totalidade orgânica individual

O Pulmão está relacionado com a nossa identidade. Pulmão e pele foram formados juntos quando nosso organismo estava sendo formado. Não é por acaso que quando temos disfunções pulmorares apresentemos problemas dermatológicos.

O Pulmão, na teoria dos cinco elementos, tem a cor branca como referência, está ligado ao elemento metal, sua estação do ano de referência é o Outono. Ele é mãe do Rim, filho do Baço Pâncreas, avô do Fígado e seu avô é o Coração. É um meridiano de características Yin e pode ser reconhecido na primeira linha dos "3 pulsos chineses" da mão direita. O Pulmão domina a essência da madeira, que é o Fígado, e é dominado pela essência do fogo, que é o Coração.
Portanto quando o Pulmão está em deficiência, o metal é derretido pelo fogo, ou seja, o Coração fica agitado. Ao contrário, quando o Pulmão está em excesso, ele domina exageradamente o Fígado, cortando a madeira de forma afobada, causando irritação e sensação de amargor e inibindo o Coração de movimentar-se em sua essência justa.

Para termos um meridiano do Pulmão equilibrado é importante respirar adequadamente. Semana que vem falaremos da dificuldade que as mulheres possuem em ter respiração abdominal e os problemas que isto acarreta na região cervical (do pescoço) e na sensação de angústia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário