quarta-feira, 30 de junho de 2010

Aprimorando a respiração

Na semana passada conversamos sobre a respiração abdominal.
Hoje vamos dar um toque de excelência a ela.
Ao inspirar pelo nariz, fazendo respiração diafragmática no tempo 4X4X4X4 (conforme vimos), acrescente os seguintes movimentos : Ponha a ponta da língua no céu da boca, feche os olhos, tente olhar para dentro do corpo e ao expirar, pela boca, produza o som "om".
Pronto, uma respiração avançada, diria, quase sagrada.
Com esta prática você vai perceber as diferenças importantes que vão ocorrer.
Aproveite este blog para postar sua experiência e descobertas sobre a respiração.

Semana que vem vamos falar um pouco dos exercícios de Lian Gong para melhorar nossos músculos, tendões e ossos.

Abraços fraternos
Maurici

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vamos melhorar a angústia e as dores no pescoço, diminuir a TPM e respirar melhor?




Hoje vamos falar um pouco sobre a respiração abdominal.



A idéia é inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Sente-se ou deite-se num lugar confortável. Faça a respiração por uns 3 minutos. Não se exceda muito para evitar a hiperventilação. Muito oxigênio pode te deixar com tontura. Faça a respiração 3 vezes ao dia. Manhã , tarde e noite.

Quando você inspirar sinta a sua barriga estufar. No começo é mais difícil pois você vai perceber que quando você fica desatenta a tendência é contrair os músculos do pescoço, o que chamamos de musculatura apical, lembra-se?

Pois bem. Coloque um pequeno peso na sua barriga. Pode ser um livro, por exemplo. Isto ajudará a aumentar propriocepção da barriga e você lembrará que deve subi-la no momento da inspiração.

Quando você expirar, isto é, jogar o ar para fora, murche a barriga.

Então vejamos: Na inspiração o livro sobre. Na expiração o livro desce.

Fácil, não?

Agora vamos entender que estas atividades não são para você aumentar o controle da respiração. É melhor falar em aumentar ou qualificar sua consciência da respiração. Pode ser feito pelos homens também.

Vamos agora acrescentar mais alguns ingredientes nesta respiração. Quando você já tiver praticado a respiração abdominal podemos melhorar ainda mais o movimento. Faça o seguinte. Vamos fazer o que chamamos de respiração abdominal 4X4X4X4 (quatro por quatro por quatro por quatro)

Inspire em quatro tempos; segure o ar por quatro tempos; solte o ar em quatro tempos e inspire por quatro tempos (conte até quatro cada vez). Lembre-se: Inspirar sempre pelo nariz e expirar pela boca. Siga estas dicas e você notará:

*Maior consciência da vida, do ar que você respira, do seu pulmão!
*Dimunição da ansiedade.
*Relaxamento da musculatura do pescoço.
*Diminuição das dores do pescoço.
*Menos frustração, mais alegria e menos angústia.
*Melhoria do sono.
*Equilíbrio geral.
*Diminuição dos resfriados.
*Diminuição das cãimbras.




















Semana que vem vamos acrescentar mais alguns detalhes nesta respiração.

Até lá.
Dúvidas?
Escreva para

mauricitadeu@yahoo.com.br

Abraços fraternos

quinta-feira, 17 de junho de 2010

TPM, Meridianos e Respiração.






As mulheres, em geral, tendem a respirar usando a musculatura dita "apical" ou acessória. Explico-me: a respiração considerada ecológica ou natural é a que usa primordialmente o músculo diafragma. É conhecida como respiração abdominal.
Nela, quando inspiramos, o diafragma se expande e abre caminho para ajudar na expansão dos pulmões, aumentando a capacidade ventilatória. Por isso a barriga "estufa" ou cresce.

Ao contrário, quando expiramos, os músculos abdominais entram em ação comprimindo a região e aumentando a capacidade de expulsar o ar dos pulmões.

A respiração na verdade é uma onda. Ela começa pelo ato da inspiração; expansão do músculo diafragma; ação dos músculos intercostais (músculos que agem abrindo as costelas) e termina com os músculos do pescoço que dão o tempero final, aumentando o gradil costal através da ação dos acessórios. Por estarem na região do pescoço é que chamamos de "apicais".


A mulher tende, em geral, na respiração profunda, fazer justamente o contrário. Perceba sua respiração profunda, se você for mulher. Note que há um certo "esforço" em puxar o ar pelos músculos próximos à clavícula e laterais do pescoço. E perceba também que na inspiração a barriga tende a "murchar".
Este movimento é chamado de respiração paradoxal.

Com isso, com o tempo, o diafragma acaba ficando contraído demais. Começam as dores na região lombar (onde o músculo se liga), o pulmão não se expande totalmente, a musculatura do pescoço fica tensa e surgem dores de cabeça, torcicolos e incômodo na área cervical. Como a respiração não é satisfatória e é inadequada, aparece um sentimento de angústia (respiratória) e tristeza. A mulher tende a se curvar para a frente, encurtando os músculos peitorais e perdendo a linha da visão do horizonte.

Na época da menstruação, ou melhor, no período pré-menstrual, a situação fica mais complicada ainda. Na tradição oriental o sangue está relacionado com o elemento madeira, em especial o meridiano do Fígado e da Vesícula Biliar. A tensão na parte posterior do pescoço tem reflexos no meridiano Yang, acoplado do Fígado, que passa exatamente em parte do músculo trapézio e na região da nuca, no seu trajeto para a cabeça. Por isso podemos dizer que a TPM está relacionada com o bloqueio energético da Vesícula Biliar e não é raro encontrar enxaquecas torturantes onde a fonte é hepática/biliar. Por isso chamá-la, às vezes, de enxaqueca de fundo biliar.
A mulher fica irritada e sua cabeça dói. Em geral, se apenas um dos pares do meridiano está bloqueado, a dor poderá ocorrer em apenas um lado da cabeça.

Antigamente dizia-se que a pessoa ficava "biliosa" em função da relação do comportamento agressivo e raivoso com a bile, produzida pelo Fígado e armazenada na Vesícula Biliar.
Frase como "ela ficou verde de raiva" apontam para a mesma origem.


Semana que vem falaremos um pouco mais sobre isto.
Até lá.

Maurici TF Santos

terça-feira, 15 de junho de 2010

O meridiano do Pulmão. O primeiro e o último sopros.


APLICAÇÕES DE TÉCNICAS COMPLEMENTARES.
por Maurici TF Santos, 2010

RESPIRAÇÃO: Reeducação respiratória, higiene brônquica, diminuição do estresse e ansiedade.

A respiração está relacionada à função do Pulmão que tem como meridiano acoplado o Intestino Grosso (Eles mantém uma relação muito próxima. O Meridiano do Intestino Grosso é predominantemente Yang). Por esta razão, disfunções pulmonares podem causar alterações como "intestino preso" ou "prisão de ventre".
Esta situação é problemática pois as toxinas acabam ficando em nosso organismo mais do que deveriam. As consequências são piores para os que ingerem muita carne vermelha.
Em geral as fezes ficam secas e por isso não conseguimos ir ao banheiro como seria ideal, ou seja, duas vezes ao dia.
A recomendação é que respiremos da forma mais adequada possível, mastiguemos bem os alimentos, usemos alimentos de preferência integrais, com alto teor de fibras, evitemos tomar água, principalmente gelada, durante as refeições e evitemos falar muito durante o almoço e jantar e tenhamos um sentimento de gratidão pelo alimento. Nestes momentos é importante também não tocar em assuntos desagradáveis como fatos estressantes, brigas, discussões e doenças, por exemplo. Procure desligar seu celular e desligar-se da vida agitada do trabalho e da cidade.

É interessante manter calma e um semblante tranquilo, abrindo a receptividade para os alimentos que irão constituir nossa totalidade orgânica individual

O Pulmão está relacionado com a nossa identidade. Pulmão e pele foram formados juntos quando nosso organismo estava sendo formado. Não é por acaso que quando temos disfunções pulmorares apresentemos problemas dermatológicos.

O Pulmão, na teoria dos cinco elementos, tem a cor branca como referência, está ligado ao elemento metal, sua estação do ano de referência é o Outono. Ele é mãe do Rim, filho do Baço Pâncreas, avô do Fígado e seu avô é o Coração. É um meridiano de características Yin e pode ser reconhecido na primeira linha dos "3 pulsos chineses" da mão direita. O Pulmão domina a essência da madeira, que é o Fígado, e é dominado pela essência do fogo, que é o Coração.
Portanto quando o Pulmão está em deficiência, o metal é derretido pelo fogo, ou seja, o Coração fica agitado. Ao contrário, quando o Pulmão está em excesso, ele domina exageradamente o Fígado, cortando a madeira de forma afobada, causando irritação e sensação de amargor e inibindo o Coração de movimentar-se em sua essência justa.

Para termos um meridiano do Pulmão equilibrado é importante respirar adequadamente. Semana que vem falaremos da dificuldade que as mulheres possuem em ter respiração abdominal e os problemas que isto acarreta na região cervical (do pescoço) e na sensação de angústia.

TPM



















Exercícios para aliviar a tensão pré-menstrual.

Pour Maurici Santos, 2010




...