sábado, 9 de junho de 2012

Vamos melhorar a angústia e as dores no pescoço, diminuir a TPM e respirar melhor?

Conseguimos isto aprimorando a respiração!



Então, hoje vamos falar um pouco sobre a respiração abdominal (ou também chamada de "diafragmática")


A idéia é inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Sente-se ou deite-se num lugar confortável. Faça a respiração por uns 3 minutos. Não se exceda muito para evitar a hiperventilação. Muito oxigênio pode te deixar com tontura. Faça a respiração 3 vezes ao dia: manhã , tarde e noite.

Quando você inspirar, sinta a sua barriga estufar. No começo é mais difícil, pois você vai perceber que quando você fica desatenta a tendência é contrair os músculos do pescoço, o que chamamos de musculatura apical. Esta funciona bem apenas no final do ciclo respiratório.

Pois bem. Coloque um pequeno peso na sua barriga. Pode ser um livro, por exemplo. Isto ajudará a aumentar propriocepção da barriga e você lembrará que deve subir o livro no momento da inspiração.

Quando você expirar, isto é, jogar o ar para fora, murche a barriga, ou seja, faça o livro "descer". A respiração diafragmática é preferível do que a respiração apical.

Então vejamos: Na inspiração o livro sobre. Na expiração o livro desce. Veja esquema abaixo:


Fácil, não?

Agora vamos entender que estas atividades não são para você aumentar o controle da respiração. É melhor falar em aumentar ou qualificar sua consciência da respiração. Pode ser feito pelos homens também. É melhor consciência do que controle.

Vamos agora acrescentar mais alguns ingredientes nesta respiração. Quando você já tiver praticado a respiração abdominal, podemos melhorar ainda mais o movimento. Faça o seguinte: respiração abdominal 4X4X4X$ (quatro por quatro por quatro)

Inspire em quatro tempos; segure o ar por quatro tempos; solte o ar em quatro tempos; fique sem ar por quatro tempos e inspire por quatro tempos (conte até quatro cada vez). Lembre-se: Inspirar sempre pelo nariz e expirar pela boca. Siga estas dicas e você notará:

*Maior consciência da vida, do ar que você respira, do seu pulmão!
*Dimunição da ansiedade.
*Relaxamento da musculatura do pescoço.
*Diminuição das dores do pescoço.
*Menos frustração, mais alegria e menos angústia.
*Melhoria do sono.
*Equilíbrio geral.
*Diminuição dos resfriados.
*Diminuição das cãimbras.
* Melhora das sensações no período pré e pós menstrual



Até a próxima!

Maurici Junho 2012

............................

Nenhum comentário:

Postar um comentário