terça-feira, 5 de junho de 2012

Os pólos de nosso corpo:

do Monte Caburaí ao Arroio Chui. 

Da cabeça aos pés!



Existem dois pontos de acupuntura que são extremos. O mais setentrional, ou o mais alto, é o VG20:
o vigésimo ponto do meridiano do Vaso Governador é também conhecido como Mar dos Yangs.
Na sola do pé existe um único ponto: O R1, ou porta da vida. É o primeiro ponto do meridiano do Rim, o mais baixo e meridional do corpo.
Vamos dizer que o VG 20 é o pólo norte e o R1 é o pólo sul.
VG 20 recebe as influências, mensagens e energias do céu e R1 da Terra.
Como eu faço para achar estes pontos em mim?
VG 20 fica na parte mais alta de sua cabeça. Faça o seguinte: com os indicadores encontre os pontos mais altos de suas orelhas. Siga então com os dedos em direção à cabeça. Você vai ver que os dois dedos se encontram no topo. Este é o ponto VG 20.
R1 fica na sola do pé. Dobre a perna esquerda sobre a direita. Com a mão esquerda coloque o indicador atravessando a região do peito do pé seguindo a base dos dedos. Você vai perceber que seu polegar, levado em direção à planta do pé, vai cair exatamente numa pequena depressão. Este é o ponto R1. Em Japonês chama-se Yusen e em Chinês Yongquan.
Interessante que a energia celestial entra por todo nosso corpo, mas é melhor recebida pelo ponto VG 20, meridiano do Vaso Governador que percorre toda a coluna vertebral. Já a energia que vem da Terra, está em nosso alimento e na água, mas precisa também passar pelo R1.
Depois que estas energias entram em nosso organismo, elas vão se encontrar na região da barriga. Lá elas se cumprimentam, conversam, proseiam e depois, junto com o alimento que ingerimos, mais o ar do pulmão e um pouquinho de nossa energia ancestral, vão formar as energias nutridorias (Yong) e protetoras (Wei) que serão então distribuídas por todos os meridianos do corpo.
Por estas duas dicas que concluímos ser importante:
1. Tomar sol na cabeça, principalmente nas primeiras horas da manhã e se possível com as plantas dos pés no chão, na terra, na grama ou na areia.
2. Aproveite e coloque as mãos, uma em cima da outra, sobre a região umbilical. Perceba como as duas energias se dirigem para o centro do seu corpo. Yin e Yang num encontro memorável e libertador.


Que tal uma massagem em cada um destes pontos? O VG 20 você pode fazer com os dedos médio e indicador. O R1 pode ser com uma bolinha de tênis. Enquanto você trabalha no computador, massageie a planta do pé. Faça em um pé só e compare com o outro. Veja, por exemplo, como o alongamento dos músculos da perna massageada aumentou em comparação com a perna que você não fez a massagem!

Esta reedição da matéria é feita em homenagem a todo pessoal competente da Clínica de Podologia, Rua dos Otonis 685 - Vila Clementino (Esquina com a Rua Borges Lagoa).
Fone 50.83.21.55 ou 63.00.00.39.
Se você ama seus pés e sua saúde, então faça uma visita neste centro de Podologia: Garanto e recomendo!
Até a próxima
Dr. Maurici Tadeu
Crefito 16245


.......................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário