sábado, 10 de julho de 2010

Acupun-cultura







Acupuncultura é um neologismo para a cultura da Acupuntura.
Os que praticam a Acupuntura sabem da importância de revelar que não são meros aplicadores de agulhas, contudo defendem transformações no estilo de vida que sejam compatíveis com hábitos saudáveis.
Assim, respirar adequadamente e ter uma alimentação balanceada ajuda muito no equilíbrio e harmonia energética.
Há um meridiano chamado de Triplo Reaquecedor. Este canal energético possui três níveis: um ligado às funções genito-urinárias, o segundo ao abdomem e o terceiro ao segmento torácico.
Estas 3 funções necessitam estar em harmonia para que os alimentos e o ar inspirado possam, junto com a energia do Rim, transformar-se em energia Ki, nutridora e defensiva.
A cultura da Acupuntura nos faz refletir sobre as atividades ligadas aos três níveis do Reaquecedor ou meridiano TR. Em primeiro lugar usar de forma adequada a energia sexual, ligada ao primeiro aquecedor. Alimentar-se mastigando bem os alimentos, evitando tomar líquidos com as refeições e escolhendo fontes integrais; de preferência evitando enlatados, frituras e açúcar branco. O terceiro aquecedor tem a ver com a respiração, o Coração e o Timo. Este terceiro nível nos conta que é sugerido respirar usando o abdomem, procurar quando possível (para quem mora nas grandes cidades) viajar de vez em quando para locais com boa qualidade de ar e finalmente evitar atividades que estimulem demais o coração, como fumar, beber alcool ou café e chá (com muita cafeina) em demasia, usar estimulantes, ficar acordado, constantemente, até a madrugada em baladas, assistindo TV ou mesmo trabalhando.

Pratique a cultura da Acupuntura: a Acupun-cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário