sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mudanças de tempo nas estações e nossa saúde.

Olá a todos e todas.
Temos percebido, pelo menos aqui em São Paulo, as variações de tempo que ocorrem durante o mês, a semana e até no mesmo dia. Há dias em que de manhã está frio, depois esquenta na hora do almoço, venta por volta das 3 da tarde e depois chove e faz frio.
Reagimos um pouco diferente dos moradores dos países da região norte do planeta pois por lá as estações tendem a ser mais definidas. Agora com as mudanças globais este evento não está tão certo assim.
De maneira que aqui pelos lados tropicais, vivenciamos as quatro estações num só dia!
Concordamos que uma estação possui uma essência, digamos, predominante, não é?
Verão em geral é calor; outono é sêco, primavera tem ventos fortes e no inverno faz frio.
Na sabedoria da acupuntura constumamos dividir as estações junto com suas essências - e - usamos a figura dos 5 elementos. Assim no verão sobressai a essência do calor. O elemento é o fogo, divididos em dois estágios: o primeiro é o imperial que está associado ao meridiano do coração e do intestino delgado. O segundo é o calor ministerial representado pelos meridianos da circulação/sexualidade e triplo aquecedor. No outono o elemento é o metal e a essência é a secura e está ligada aos meridianos do pulmão e intestino grosso. No inverno é a vez do elemento água e a essência do frio e aos meridianos do rim e da bexiga. Já na primavera o elemento é a madeira e a essência é o vento e os meridianos do fígado e da vesícula biliar. Contudo há uma quinta estação chamada Terra que seria uma transição entre cada estação, isto é, ela ocorre antes do verão, antes do outono, antes do inverno e antes da primavera. Portanto concluimos que não temos 3 meses para cada estação. Esta estação intermediária Terra tem como elemento a terra e como essência a umidade e meridianos do baço/pâncreas e estômago.

A acupuntura procura preparar o organismo para a entrada em cada estação no sentido de fortalecer o organismo para os possíveis agravos que a estação venha trazer no sentido de ter suas temperaturas exageradas ou continuamente mudando. No Brasil, em particular, onde as temperaturas, ventos, umidade mudam muitas vezes dentro do mês e do dia como vimos inicialmente, é sugerido que as pessoas possam se preparar para cada estação e com isso prevenir muitas situações como gripes, resfriados, inflamações nos seios da face e na garganta.
Um outro fato interessante na cultura chinesa é que, em geral, todos os exageros que cometemos numa estação surjam como agravos aos nossos organismos na estação subsequente. Se, por exemplo, abusamos muito de líquidos gelados, ar condicionado e ventiladores no verão, será na estação Terra que os sinais e sintomas poderão ser exacerbados trazendo desconforto orgânico.


Até a próxima!

2 comentários:

  1. meu amigo,

    fiquei encantada com seu blog..
    você nos oferece uma grande oportunidade de aprender um pouquinho mais.

    li todos artigos e estou no aguardo dos próximos

    forte abraço e PARABÉNS!

    Cida Mello

    ResponderExcluir
  2. Grato Cida, e é um prazer ter você como leitora e + feliz ainda em saber que, de alguma maneira, minhas postagens estão sendo úteis.
    Aceite um forte abraço
    Maurici

    ResponderExcluir